Quantcast
Sustentabilidade

LIFE Rupis lança manual sobre produção de pastagens biodiversas

Life Rupis manual

O projeto “LIFE Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro” lançou o “Guia Informativo – Manual de Instalação de Pastagens Biodiversas”. Este guia é editado pela organização não governamental de ambiente Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural, parceira do projeto. O manual é de acesso livre e está disponível para download no site do projeto LIFE Rupis.

Em comunicado, a Palombar revela que o manual prático pretende ajudar os criadores de gado e os agricultores a rentabilizarem os seus terrenos com culturas forrageiras e a aumentarem a produtividade da pecuária extensiva, através da implementação de pastagens permanentes semeadas biodiversas ricas em leguminosas (PPSBRL).  Ao mesmo tempo que aumentam a rentabilização e produtividade, contribuem para a proteção da biodiversidade de fauna e flora, e para a conservação de espécies ameaçadas, como é, por exemplo, o caso do britango (Neophron percnopterus).

Este manual explica o que são as pastagens biodiversas/permanentes e o seu ciclo anual, com foco nos benefícios e vantagens do uso deste tipo de pastagem. A obra aborda ainda as PPSBRL no contexto das políticas e estratégias europeias no domínio ambiental, da proteção da biodiversidade e do combate às alterações climáticas.

Adicionalmente, o guia ensina como promover a análise do solo, a seleção de sementes, a preparação do terreno e a implementação de sementeiras e gestão das pastagens biodiversas.

O projeto transfronteiriço “LIFE Rupis – Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro” (www.rupis.pt), financiado pela União Europeia, através do Programa LIFE. O projeto foi aprovado em 2015 e termina este ano, 2021, sendo coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).