Quantcast
Angola

Luxemburgo destrona Angola nas exportações portuguesas de vinho

Vinhos portugueses: Exportações caem 1,28% no 1º semestre de 2022

As exportações de vinho cresceram cerca de 2,4% em 2013, registando um desempenho de 700 milhões de euros. De acordo com dados do Instituto da Vinha e do Vinho, no ano de 2013 o preço médio do vinho chegou aos 2,37 euros por litro, um crescimento de 13,3% face ao ano anterior.

A Europa Comunitária mantém-se como principal destino em volume (54% do total) e também em valor (57%), mas as exportações para países extracomunitários revelaram uma boa dinâmica tendo chegado aos 314 milhões euros e mais de 140 milhões de litros.

Por mercados, o IVV destaca o contributo positivo para o valor exportado alcançado em Angola, EUA, Polónia, Suíça e Canadá. Em quantidade, os mercados repetem-se, mas Angola é substituída pelo Luxemburgo. Angola mantém-se como principal destino da quantidade exportada (21%), apesar da diminuição registada mas que foi compensada por um crescimento de 17% no preço médio.

banner APP
 

Para Frederico Falcão, presidente do IVV, “é importante olhar para estes dados tendo em consideração que 2012 já tinha sido um ano com forte aumento do volume e valor exportado, o que colocou a fasquia de comparação mais alta. Este ano os exportadores mantiveram a aposta na exportação e os resultados obtidos são o reflexo do empenho e profissionalismo que colocam na produção e na abordagem aos mercados, tornando o Sector cada vez mais competitivo e gerador de valor.”