- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Madeira recebe verba de 9 ME para reflorestar e combater alterações climáticas

A Região Autónoma da Madeira vai contar com uma verba de nove milhões de euros para reflorestar e combater as alterações climáticas, no seu orçamento para 2021.

Em declarações à agência Lusa, a secretária do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, revelou que os fundos disponíveis estão destinados à limpeza e reflorestação de mais 400 hectares, à margem de uma ação de reflorestação, juntamente com o Clube Desportivo do Nacional, numa faixa corta-fogo, em que foram plantadas 110 árvores.

 

“Foi com muita alegria que vimos os jogadores a associarem-se a esta ação do Governo Regional. Isto é extremamente importante em termos de ‘sequestro’ de dióxido de carbono para se poder conter o aumento da temperatura e cumprir o acordo de Paris”, explicou a secretária regional.

banner APP [1]

O terreno onde decorreu a plantação, em cerca de 250 dos 640 hectares, é uma das parcelas doadas ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza por privados, no âmbito da criação da faixa corta-fogo.

 

Susana Prada defende que nunca se “limpou e reflorestou tanto” como nos últimos quatro anos, relembrando que já foram realizadas intervenções de limpeza, reconversão e reflorestação em 1 200 hectares, além do que tem sido feito na faixa corta-fogo, que já se encontra a 40%.