Assim os produtos açorianos, quer sejam os bens transacionáveis, como a carne, os laticínios ou o atum, entre outros, quer sejam os serviços, como o turismo, poderão diferenciar-se dos demais concorrentes diretos, por serem oriundos de uma Região com uma pegada ecológica de elevado valor ambiental.
“Será promovida uma imagem ecológica e de gourmet e premium de todos os produtos e serviços açorianos, projetando-a e consubstanciando-a na marca Açores”, refere o documento da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.
A criação da marca Açores possui desta forma uma natureza transversal a toda a produção regional e tem como objetivo induzir valor acrescentado aos produtos e serviços açorianos e aumentar a respetiva penetração nos mercados interno e externo.
A criação desta marca está a ser articulada com a Associação de Turismo dos Açores (ATA) nomeadamente na preparação do plano de marketing dos Açores. A certificação e uma embalagem apelativa e adaptada aos hábitos dos consumidores farão parte da estratégia a ser montada para a captação e fidelização de mercados, segundo o documento da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.