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MDD geram conflito entre produtores e distribuidores

Distribuição e produção assinam protocolo

Na próxima reunião da PARCA, prevista para outubro, a grande discussão vai centrar-se nas marcas da distribuição (MDD), para além de alterações legislativas para tornar mais equitativa a distribuição dos custos e preços na cadeia: produção, indústria e distribuição. 

Ao jornal i, Beatriz Imperatori, diretora-geral da Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, afirmou que o crescimento das marcas de distribuidor tem sido feito numa lógica de concorrências desleal, face às chamadas marcas tradicionais.

“As MDD são uma oferta legítima em relação ao consumidor. O que questionamos é tudo o que acontece antes dos produtos chegarem à prateleira”. “O preço de venda ao consumidor é definido pelas cadeias de distribuição, que marcam tanto o das suas marcas como o das marcas dos outros. Isto não seria problema se o processo fosse transparente. Só que a diferença de preços entre esses tipos de marcas é muitas vezes demasiado grande e não é leal”, acrescentou.

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“O Governo, no âmbito da PARCA, comprometeu-se a rever estas questões”, refere a responsável, que defende uma maior sensibilização dos agentes da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para essa realidade e um aumento das coimas aplicadas.