Apesar da instabilidade nos mercados europeus, o preço do leite parece começar a recuperar de forma tímida em alguns países da União Europeia (UE).
O preço médio do leite na UE atingiu os 24,70 euros por tonelada no passado mês de Junho. Os dados são da European Dairy Farmers e significam uma descida de 7,89 euros em relação ao período homólogo. No entanto, este preço revela uma subida de 0,60 euros por tonelada em relação ao ano anterior (2007).
Na Alemanha, as cooperativas Humana e Nordmilch, bem como a empresa Alios Müller mantiveram os preços em Junho.
Já a belga Milcobel aumentou as cotações em cerca de 50 cêntimos em relação ao mês anterior, consequência da subida dos preços da gordura e da proteína. Recorde-se que a última vez que a Milcobel aumentou o preço do leite foi em Outubro de 2007.
Em França, a maioria das indústrias aumentaram os preços do leite, seguindo as recomendações da associação interprofissional Cniel. Apesar deste recente aumento, os preços médios do leite de 2009 estão 15% mais baixos em relação ao ano passado.
Na Holanda, tanto a FrieslandCampina como a DOC Kaas reduziram os preços entre 1 a 0,75 euros por tonelada.
Nas ilhas britânicas, a Dairy Crest e First Milk aumentaram os preços na sequência da aplicação de menores descontos, enquanto que a irlandesa Kerry reduziu em 1 euro por tonelada.
Em Itália, a tendência é de manutenção e na Finlândia registou-se uma ligeira subida meramente sazonal.
