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Mercado nacional de agroquímicos cresceu 2,7% em 2011

Mercado nacional de agroquímicos cresceu 2

Em 2011 as vendas de produtos fitofarmacêuticos totalizaram 120,1 milhões de euros, o que representou um crescimento de 2,7% relativamente ao ano anterior.

Em comunicado, a Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas (Anipla) adianta que as características climatológicas verificadas em 2011 potenciaram “o aumento de 7% nas vendas de produtos fungicidas, com expressão acentuada nos produtos utilizados no controlo de míldios e de oídios, nomeadamente os que têm modos de ação penetrante e sistémica”. Por outro lado, as mesmas condições afetaram negativamente as vendas de fungicidas com modos de ação de contacto.

Os inseticidas apresentaram uma evolução positiva de 8%, crescimento este suportado pelas vendas de produtos orientados para o controlo de pragas das pomóideas e das solanáceas, tais como o bichado, a Tuta absoluta e o Epitrix similares, entre outras.

 

Em contraciclo ficaram as vendas acumuladas de herbicidas que apresentaram uma evolução negativa (-4%), tendo contribuído para este quadro negativo os períodos de chuva contínua, que afetaram as “janelas de oportunidade” para aplicação dos herbicidas e a diminuição de área semeada de trigo, de cevada e de batata.

Valores de Mercado (Acumulados)

 

                                                     Dezembro 2011

Mercado Segmentos

 

Valor

(milhões euros)

 

Variação % (1)

Fungicidas

Inseticidas

Herbicidas

Diversos

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54,35

24,9

37,7

3,2

6,8%

7,7%

-3,7%

-17,7%

Total

120,07

2,7%

(1)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               A variação refere-se a igual período do ano anterior.