Mercados de produtores de hortofrutícolas em antigas paragens de autocarros ou em veículos inutilizados são a nova ‘moda’ nos Estados Unidos da América. De acordo com a publicação Modern Farmer, a tendência é fruto da falta de lojas que vendam frescos nas mais pequenas localidade do país, uma ‘epidemia’ que de acordo com a revista afeta cerca de 23,5 milhões de pessoas.
A isso acresce o facto de muitos dos residentes destas pequenas localidades não possuírem um veículo próprio que lhes permita deslocarem-se a outras cidades para comprarem os alimentos que necessitam.
A pensar neste tipo de populações, os produtores de hortofrutícolas norte-americanos fizeram surgir no país uma nova tendência: mercados de venda de hortícolas e frutícolas em paragens de autocarros antigas a preços bastante competitivos em relação às cadeias de distribuição.

No estado do Ohio, em particular, um desses mercados uniu-se a uma organização que apoia pessoas sem-abrigo, a Homefull, colocando estas pessoas a vender os produtos do mercado e permitindo-lhes adquirir novas competências.
O exemplo foi seguido por várias outras comunidades e hoje cidades como Tampa, Atlanta e Louisville contam já com mercados que para além de ajudarem a comunidade a adquirirem produtos frescos apoiam os produtores no escoamento dos seus produtos.
Nota: Fotografia da Modern Farmer