Quantcast
Agricultura

Milho: Syngenta apresenta soluções de agricultura de precisão

Milho: Syngenta apresenta soluções de agricultura de precisão Direitos Reservados

A Syngenta apresentou um conjunto de soluções para proteção e nutrição da cultura do milho e novas variedades de sementes, assim como serviços da plataforma de agricultura digital Cropwise.

A apresentação decorreu num ‘Dia de Campo’, realizado pela empresa, na Quinta da Cholda, na Golegã, no passado dia 25 de junho.

 

“A Syngenta pretende proporcionar soluções que melhorem as decisões do agricultor, baseadas em dados e em tecnologia para a agricultura do futuro, com mais produção e mais sustentabilidade, visando a rentabilidade ideal para o agricultor”, afirmou Fernanda Lollato, AgSolutions Portfolio Manager na Syngenta.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Syngenta dispõe de “um portfólio alargado e fiável de soluções para controlo das infestantes na cultura do milho”, entre as quais novos herbicidas pré-emergentes aplicados neste ensaio com “resultados bastante promissores”.

 

“Na linha da pré-emergência temos soluções que vão ao encontro das necessidades de cada agricultor no controlo das infestantes, sejam elas gramíneas, folhas largas ou ambas”, explicou Gilberto Lopes, Field Technical Lead Atlantica & Norte na Syngenta.

Dia Campo Milho Syngenta Quinta da Cholda

 

Da gama de biosoluções, a empresa destacou neste ensaio a aplicação do bioestimulante Nutribio N®, um fixador natural de azoto à base de Azotobacter salinestris CECT 9690, que permite um maneio da cultura com menos unidades fertilizantes azotadas.

banner APP

“Nutribio N® é uma solução especialmente útil em terrenos agrícolas inseridos em zonas vulneráveis a nitratos e pode ser aplicado desde uma fase precoce da cultura – as três folhas do milho – e em mistura com herbicidas de pós-emergência”, explicou Gilberto Lopes.

 

Ainda no âmbito das biosoluções, a nota de imprensa refere o Megafol®, um produto com efeito anti-stress abiótico e ativador de crescimento das culturas agrícolas, aplicado na Quinta da Cholda, onde a Syngenta tem o mais completo ensaio na cultura do milho a nível europeu, integrando uma rede de ensaios com mais de 496 localizações.

Também na Quinta foi experimentado o serviço de mapeamento de solo de alta resolução: o Interra® Scan.

“Com as várias ferramentas de agricultura de precisão que usamos neste ensaio, como o Interra® Scan e as leituras de solo com o Stenon, o agricultor tem a possibilidade de fazer sementeira a densidade variável, fertilização azotada e rega ajustadas às características de cada zona do pivot, sem desperdiçar recursos onde o solo não tem capacidade para apresentar os resultados desejados, e isso pode ser uma mais-valia”, explicou Pedro Martins, responsável comercial da Syngenta Sementes em Portugal.

No ‘Dia de Campo’ foi também apresentado por João Coimbra o novo conceito de ‘Agricultura Feliz’ que está a implementar na Quinta da Cholda e pretende difundir a nível nacional e internacional.

O responsável explica que a ‘Agricultura Feliz’ é aquela que “tira partido do conhecimento agronómico, das coisas boas das várias agriculturas, e das novas ferramentas digitais, com mais conhecimento do solo, respeitando o seu microbioma, e o meio ambiente, acrescentando valor à natureza, para proporcionar rendimento ao agricultor e contribuir para agricultores e comunidades felizes”.