Quantcast
Agricultura

Ministério da Agricultura quer fechar acordo final sobre nova PAC

Maria do Céu Albuquerque é a nova ministra da Agricultura

A ministra da Agricultura disse, na passada quinta-feira (05 de novembro), durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), que Portugal quer fechar o acordo final sobre a nova Política Agrícola Comum (PAC) que vai regular o setor entre 2023 e 2027.

Maria do Céu Antunes referiu que Portugal continua “a trabalhar empenhadamente” para, durante a presidência portuguesa, “poder dar sequência aos compromissos que assumiu” no âmbito da nova PAC, “nomeadamente na relação direta entre o Parlamento, o Conselho da UE e a Comissão Europeia”.

O objetivo é chegar-se “rapidamente” ao “acordo final” da nova PAC para haver “os regulamentos tão importantes para que cada Estado-membro possa definir a sua política [agrícola] e colocá-la ao serviço dos seus cidadãos”, frisou.

Segundo a ministra, Portugal e Espanha estão a trabalhar aos níveis técnico e político para discutirem o que estão a propor aos agricultores de cada país “no domínio do próximo plano estratégico da PAC” para que “o efeito de fronteira não se verifique” e os dois países possam “ter condições de igualdade”, que lhes permitam “também ser mais competitivos à escala global”.