Leite

Ministério da Agricultura vai avançar com plano de apoio ao sector do leite

Ministério da Agricultura vai avançar com plano de apoio ao sector do leite

O Ministério da Agricultura vai mesmo colocar em marcha um plano nacional de apoio ao sector do leite, que depois do fim das quotas leite no final de março e com o embargo russo tem-se visto gravemente afetado pelas baixas dos preços pagos aos produtores pelo litro de leite.

Em declarações à TSF, Assunção Cristas, ministra da Agricultura, defendeu que o leite nos hipermercados portugueses está demasiado barato e pode representar a ruína do sector nacional.

“Se formos às grandes superfícies vemos preços baixíssimos (45 ou 47 cêntimos) que não são sustentáveis e que só existem pagando muito pouco aos produtores, o que significa a condenação de um sector”, explicou a ministra.

Assim, Assunção Cristas vai reunir com os responsáveis pela pasta da agricultura de Espanha, França e Itália com o objetivo de debater o fim das quotas e unir esforços para pedir a Bruxelas a criação de um sistema que compense o fim das quotas leiteiras, pagando mais aos produtores “para que armazenem o leite em excesso quando os preços estão demasiado baixos”.

A nível nacional, o Executivo já prometeu também um total de 12 medidas para tentar travar a quebra nos preços do leite, estratégia que passará pela promoção do consumo de lacticínios nacionais junto de empresas do setor.