De acordo com a ministra, a conclusão do parcelário (definição das parcelas, por culturas, alvo de apoios comunitários) é neste momento “uma prioridade absoluta”, a concluir até final do ano.
e assume dificuldades em garantir Proder…
Vai ser muito difícil garantir o financiamento da comparticipação nacional do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER).
Assunção Cristas revelou recentemente que o Orçamento do Estado, “muito por pressão do CDS e do PSD”, contempla a “hipótese” de virem a existir “mais 50 milhões de euros para que se possa garantir a comparticipação nacional” do PRODER.
“Isso é uma preocupação muito presente na nossa agenda”, frisou a ministra que sublinhou no entanto a situação económica “muito difícil” do País, que poderá criar entraves à aplicação da medida.
“É um exercício que não é fácil. Estamos a trabalhar em conjunto com o Ministério das Finanças, para encontrar forma de poder acomodar os compromissos que já estão contratualizados com os agricultores para que não falte dinheiro da comparticipação nacional para o PRODER”, justificou.