O Ministério da Agricultura está a estudar um apoio que visa manter e aumentar o número de cabras e ovelhas nas pastagens, o anúncio foi feito pelo ministro Jaime Silva, na sessão de abertura da semana rural da Escola Agrária de Viseu.
O ministro da agricultura mencionou o seu pedido ao gabinete de planeamento para estudar um apoio aos pequenos ruminantes de leite nas pastagens.
«Estou a falar das ovelhas e das cabras, que dão queijos fabulosos, únicos, em que temos uma redução da produção, não obstante haver um prémio por animal, que foi consolidado historicamente», alegou Jaime Silva.
«Pedi ao gabinete de planeamento para me estudar um prémio às pastagens, para continuarmos a ter os animais no campo e não os animais em estábulo, alimentados a rações», frisou o governante, referindo que os animais alimentados em pastagens é que dão «o bom leite» e «força às Denominações de Origem Protegidas».
O ministro lembrou que estes são «produtos que o mercado paga bem» e apelou à criação da fileira, para que os produtores não fiquem «nas mãos» dos intermediários. «Porque hoje um pequeno produtor de queijo da serra que venda à porta de casa, a um intermediário, vende o queijo provavelmente a sete/dez euros o quilo e o consumidor em Lisboa paga-o a 24 e a 30 euros o quilo», justificou.