Quantcast
Agricultura

Ministros da Agricultura reuniram em Bruxelas

Comissão publica medidas de apoio ao setor agroalimentar

Os ministros da Agricultura da União Europeia reuniram-se em Bruxelas para debater alguns elementos da reforma da Política Agrícola Comum no pós-2020 e o comércio no sector agrícola, incluindo os acordos comerciais com países terceiros, no Conselho de Agricultura e Pescas – Agrifish.

No evento, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinhou que “Portugal está empenhado para que seja alcançada uma posição comum para a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) no próximo Conselho, que terá lugar em outubro”.

Apesar de continuarem a existir pontos que precisam de ser melhorados – como a melhoria das condições de apoio ao regadio –, a ministra considera as alterações introduzidas à proposta da Comissão como positivas.

Maria do Céu Antunes defendeu ainda que a existência de um tratamento adequado para a pequena agricultura, excluindo o regime da pequena agricultura de sanções na condicionalidade,  e salientou a importância do programa POSEI e a atenção particular que é dada às Regiões Ultraperiféricas, que têm fragilidades decorrentes dos maiores custos de produção e da falta de alternativas de atividade, voltando a defender a manutenção do envelope financeiro para POSEI.

A titular da pasta da agricultura reuniu também com o ministro da Agricultura de França, Julien Denormandie, para debaterem e procurarem pontos de convergência relativos à conclusão da reforma da PAC.