Tânia Branco Oliveira, diretora de Comunicação e RP da Sogevinus, explica que“é necessário aproximar o Vinho do Porto de consumidores mais jovens, retirando-lhe a conotação de vinho de referência apenas para pessoas mais seniores. O vinho do Porto tem uma variedade de estilos e perfis que, apresentados de forma assertiva, surpreendem os consumidores de todas as idades mesmo o de menor envolvimento com a categoria. O objetivo destas iniciativas é o de chegar a um público que está muito afastado do Vinho do Porto, surpreendendo e sugerindo novas forma de consumo.”
Marlow Harris, mixologista americano, refere que “sou um grande apreciador de vinho do Porto, nomeadamente da categoria Colheita mas é difícil apresentar estes vinhos a públicos mais jovens. Acredito que temos de aproximar as pessoas do Vinho do Porto e tem sido impressionante a forma como os cocktails de vinho do Porto têm cativado novos públicos no Reino Unido. Neste mercado existia uma associação do consumo de vinho do Porto a um momento de solenidade, ou ao final da refeição acompanhando com queijo, mas de facto o Vinho do Porto pode e deve ser muito mais do que isso. Neste momento temos já uma série de bares a listar estes cocktails em Londres e é magnífico poder trabalhar com uma marca como a Cálem que não tem medo de sair do convencional.”