Os resultados coincidem com o último inquérito do Wine Observatory (OEMV) e revelam que seis em cada 10 mulheres bebe vinho pelo menos uma vez por semana e prefere os brancos aos roses e à cerveja.
Ao contrário da crença popular de que mulheres consomem principalmente vinho branco, o tinto acaba por ser de longe o favorito (51,1% de tintos contra 26,4% de brancos), especialmente entre mulheres com mais de 46 anos.
Esta pesquisa destaca ainda o forte crescimento dos roses, atingindo um crescimento nas preferências de 16% em apenas dois anos. As francesas são as que mais apreciam os rosados, confirmando a França a sua posição como o líder no consumo de roses no mundo.
A escolha dos vinhos difere de acordo com as nacionalidades. As francesas são mais sensíveis às denominações de origem, as norte-americanas preferem escolher os vinhos pelas castas e as mais pragmáticas britânicas escolhem pelo preço. A idade também faz a diferença. Entre os 18 e os 30 anos as mulheres são mais sensíveis aos preços e apresentação da embalagem, entre os 46 e os 60 anos a origem do vinho é determinante.
A ocasião de consumo também difere entre países. 17,9% das francesas bebem antes de comer, contra apenas 4,2% de britânicas e 1,6% de alemãs.
Este estudo foi realizado entre março e abril de 2011 através dos sites das revistas de cinco países (França, Reino Unido, Alemanha, EUA e Hong Kong).