O Município de Miranda do Douro vai disponibilizar uma plataforma online para venda de produtos locais, o “Merc@do de Sabores e Saberes Mirandeses”.
Este mercado surge de uma parceria do Município e da Medidata e tem a colaboração da ACIMD (Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro) e da Sabores de Miranda (Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda). O investimento autárquico ronda os 4.500 euros anuais.
De acordo com comunicado, o município “reconhece que a necessidade de empreender adquire uma nova dimensão e aposta na criação de uma plataforma de comércio eletrónico, por forma a dar uma resposta concreta a produtores, artesãos e comerciantes da região”.
O município explica ainda que, perante uma situação de recessão económica, o negócio das lojas online “continua a evoluir favoravelmente”, pelo que a iniciativa pretende ser uma “aposta credível no futuro e constituir uma mais valia para fazer prosperar os negócios que se encontrem em dificuldades e, ao mesmo tempo, criar uma oportunidade para aqueles que se iniciam na aventura do empreendedorismo”.
O mercado pretende ser “escalonado e desenvolver-se em diferentes fases, por forma a incorporar diversas valências de acordo com as necessidades dos interessados, que pretendam aceitar o desafio do marketing digital”.
Nesta primeira fase serão privilegiados os produtos locais, os tradicionais e os de âmbito regional, que vão de encontro identidade local e que são característicos do comércio local.
A adesão e o acesso à plataforma serão gratuitos, permitindo adquirir produtos variados de diferentes fornecedores, de modo a simplificar o procedimento de compra, mesmo para quem tem apenas conhecimentos básicos de informática.
Neste momento a plataforma encontra-se em fase final de operacionalização, pelo que estará disponível em breve.