Quantcast
 

Nova técnica deteta fraudes no azeite

Nova técnica deteta fraudes no azeite

Uma equipa de investigação da Universidade de Córdoba (Espanha) está a desenvolver uma técnica analítica para qualificar azeite extra virgem e prevenir fraudes.

A equipa do Campus de Excelência Internacional Agrícola (CeiaA3) referiu, segundo o Olive Oil Times, que concebeu “um modelo de avaliação baseado na técnica de espetrometria de mobilidade iónica (EMI)”.

Após dois anos de estudo, os investigadores afirmam que a EMI “oferece uma maneira eficaz de garantir que o produto analisado cumpre os requisitos que são considerados na rotulagem como ‘extra virgem’”.

banner APP
 

O professor Miguel Valcarel explicou que a EMI “pode ser uma técnica com boas aptidões para estudar a qualidade das amostras de azeite e assim evitar as perdas económicas para os produtores com as fraudes atuais”.

Os investigadores asseguram que este sistema permite classificar qualquer amostra de azeite em 15 minutos.