O novo presidente da APED (Associação Portuguesa das Empresas da Distribuição), Luís Vicente Dias, defende que o mercado do leite está a pagar o preço do monopólio da Lactogal e revela que a distribuição não ganha dinheiro com este lacticínio. Em entrevista à Vida Rural, este responsável avança que a distribuição está a importar leite para as suas marcas próprias porque foi forçada a “encontrar alternativas”.
“Não temos margem de lucro no leite e a Lactogal que venha dizer a quanto é que vende à distribuição. Como não temos margem, não temos os produtos com regularidade e os níveis de serviço são muito maus, temos de encontrar alternativas”, refere.
Luís Vicente Dias fala ainda dos produtos com denominação de origem e justifica a falta de interesse de alguns distribuidores nos produtos certificados com os preços elevados: “Nalguns casos tentam ser impostos níveis de preços a determinados produtos só porque são produzidos ‘na parte noroeste de determinada serra’ e por isso são 40 ou 50% maia caros. Só que muitas vezes os distribuidores não reconhecem uma mais-valia económica que justifique os preços destes produtos”.
Veja a entrevista na íntegra na edição de Junho da Vida Rural.