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Oeste quer promover produtos hortofrutícolas

Os 12 municípios do Oeste pretendem criar uma marca diferenciadora dos produtos da região. A qualidade e as características próprias dos produtos são os critérios que irão orientar este projecto

Os 12 municípios do Oeste pretendem criar uma marca diferenciadora dos produtos da região. A qualidade e as características próprias dos produtos são os critérios que irão orientar este projecto.

A nova marca deverá promover o desenvolvimento de produtos já existentes ou a criação de produtos que tenham condições para concorrer a processos de certificação de qualidade e de denominação de origem protegida. Estão planeadas, entre outras, acções de comunicação e marketing, programas de certificação, sistemas de incentivo à utilização da marca e planos de aumento de produção e/ou de qualidade.

 

Está ainda prevista a criação de 12 áreas de regadio na região do Oeste, com o objectivo de desenvolver a produção hortofrutícola em três mil hectares. Entre as áreas contempladas estão 1400 hectares para Alcobaça, 280 para o Bombarral, 780 para o Cadaval, 280 para Torres Vedras e 250 para a Lourinhã.

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Estes projectos foram definidos no âmbito do Plano de Acção para o Oeste e Lezíria, negociado entre o Governo e os municípios, e que terá um investimento global de 2,5 milhões de euros a realizar entre 2009 e 2011. A iniciativa surge como forma de compensação pela mudança da localização do futuro aeroporto de Lisboa da Ota para Alcochete.