Quantcast
 

OIV define padrões ‘verdes’ para o comércio de vinho

OIV define padrões ‘verdes’ para o comércio de vinho

O comércio internacional de vinhos tornou-se num dos primeiros setores mundiais para chegar a acordo sobre um sistema consistente para calcular as emissões de dióxido de carbono e os gases com efeito estufa.

O novo sistema, acordado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), permite que todas as empresas envolvidas no negócio do vinho usem uma metodologia padrão para classificar o seu próprio desempenho ambiental.

O sistema tem duas vertentes principais: um protocolo de Empresa para ajudar as empresas a avaliar as emissões de gases de efeito estufa associados às suas atividades, e um protocolo de Produtos, que oferece orientação sobre as emissões associadas à vinha e aos produtos vitivinícolas.

 

A iniciativa foi bem acolhida pela Wine and Spirit Trade Association (WSTA), cujo diretor, John Corbet-Milward disse: “o crescente enfoque dos decisores políticos no impacto dos gases com efeito de estufa significa que é vital que sejamos capazes de calcular com precisão a contribuição do setor do vinho”.

banner APP

“O sistema harmonizado garantirá que empresas e governos tenham uma abordagem comum para permitir a medição do desempenho. O setor vitivinícola é um dos primeiros setores a nível mundial a desenvolver tal sistema”, adiantou.

 

O WSTA tem trabalhado com empresas de logística para criar uma calculadora de carbono para fornecer uma estimativa das emissões relacionadas com o transporte – que as empresas serão capazes de aplicar ao utilizarem o novo sistema.