- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Otimização e rendimento do olival: o projeto OlivoReg

OlivoReg é um projeto que tem como principal objetivo o desenvolvimento e incorporação de um novo processo de gestão de rega, possibilitando uma utilização mais eficiente e sustentável da água do olival superintensivo, numa das mais importantes regiões produtoras de azeitona e azeite.

A parceria tem como entidade gestora a Olivais do Sul, empresa especializada em olivicultura, produção e embalamento de azeite virgem extra de alta qualidade. Situada no Alentejo, zona de excelência para a produção de azeite, a Olivais do Sul detém cerca de 600 ha de olival – em sistema de cultivo intensivo e superintensivo – e um lagar com aproximadamente 3000 m2, equipado com a última tecnologia e com uma capacidade de extração de aproximadamente 4 500 000 litros. Este projeto resulta de uma parceria de sucesso entre a Olivais do Sul, CONSULAI, Hidrosoph e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

banner APP [1]

Como objetivos gerais da parceria, sublinha-se o papel que o desenvolvimento do novo processo tecnológico terá ao nível do uso eficiente da água de rega, na economia da água, no aumento da produtividade do olival, no aumento da produtividade física da água e dos resultados económicos para o produtor, mediante a introdução de um sistema de gestão na empresa baseado na modelação das necessidades de rega e na otimização da produção de azeitona e rendimento de extração de azeite.

Leia o artigo completo. [2]