Os eurodeputados do Parlamento Europeu (PE) vão debater em sessão plenária, no próximo dia 6 de fevereiro, sobre como responder às exigências dos agricultores e das comunidades rurais em toda a Europa e qual a melhor forma de promover uma agricultura na União Europeia (UE) com melhores salários.
No seguimento dos protestos crescentes em vários países da União Europeia, como França, Bélgica e agora Portugal, os eurodeputados vão incentivar a Comissão Europeia (CE) e Presidência belga a avançarem com um diálogo com os agricultores.
O objetivo passa por garantir a sustentabilidade do setor, incluindo compensação justa para os produtores. De acordo com notícias do PE, os agricultores estão particularmente preocupados com as políticas ambientais e comerciais da UE, devido ao seu alegado impacto negativo na agricultura.
A situação socioeconómica dos agricultores e das zonas rurais foi já tema de debate na sessão plenária anterior, a 17 de janeiro, com destaque para a garantia de uma transição justa, da segurança alimentar e de preços justos.