Quantcast
agricultores

Parlamento Europeu defende apoios para pequenas explorações agrícolas

Pequenos agricultores isentos de cortes nos subsídios

O Parlamento Europeu pediu recentemente aos Estados-Membros e à Comissão Europeia que adotem medidas para dar resposta aos desafios específicos das pequenas explorações agrícolas. Os eurodeputados querem que sejam aplicadas todas as modalidades de apoio previstas na nova PAC aos pequenos agricultores.

Os eurodeputados pediram ainda que seja criado um apoio específico para as organizações de produtores e propuseram um aumento das vendas diretas de produtos tradicionais no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar que se celebra em 2014.

“As atividades agrícolas são, mais do que nunca, atividades estratégicas, que deveriam merecer a atenção de todos os Estados-Membros, por forma a encontrar soluções para os pequenos agricultores”, refere o relatório apresentado esta semana em plenário.

 

O relatório propõe ainda “uma abordagem mais global” para dar resposta aos problemas das pequenas explorações agrícolas, sublinhando que o apoio a possíveis fontes de rendimento alternativas e a perspetiva da diversificação, bem como a criação de postos de trabalho não agrícolas e a prestação de serviços públicos nas zonas rurais, são essenciais para o futuro destas explorações agrícolas e das comunidades rurais.

banner APP

Segundo o relatório, “deve ser encontrada uma solução que permita às pequenas explorações agrícolas a apresentação de pedidos plurianuais de pagamentos diretos, que tenham de ser atualizados exclusivamente em caso de alterações na exploração em causa”.

 

Por fim, os eurodeputados pediram aos Estados-Membros que estabeleçam “instrumentos de engenharia financeira” adequados, como microcréditos, ajuda ao pagamento de juros, locações financeiras e ajuda ao pagamento da primeira prestação ou garantias de crédito.