Quantcast
Agricultura

Plano de combate à vespa das galhas do castanheiro realiza 700 largadas de parasitas até ao final do mês

castanheiro Vida Rural

Estão previstas, até ao final do mês de maio, 700 largadas dos parasitas que eliminam a vespa das galhas do castanheiro, uma praga que está a afetar a produção de castanha nacional. Esta largada vai acontecer em 90 concelhos do país e tem um investimento previsto em 700 mil euros.

Por detrás desta ação está a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, que em coordenação com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e com as respetivas direções regionais do país e municípios, irá fazer a largada dos parasitas que têm a capacidade de matar esta vespa que ataca os gomos foliares, reduzindo o crescimento dos ramos e a frutificação.

banner APP
 

Os parasitas que estão a ser largados pelo país foram importados de Itália e chegam acondicionados em tubos e envolvidos em gelo. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, este é o método mais eficaz de combate à vespa das galhas do castanheiro.

De acordo com o vice-presidente da Câmara de Valpaços, António Medeiros, em declarações à Lusa, a produção de castanha representa um volume de negócios na ordem dos 60 milhões de euros para o concelho.