Será apresentado no próximo dia 13 de outubro, no âmbito das Festas das Adiafas 2015, no Cadaval, um ‘Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal’. A sessão será promovida pelo Município do Cadaval em parceria com a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
A ação formativa destina-se a facultar conhecimentos sobre o plano, o qual enquadra a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.
A vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, que representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola, para a segurança dos cidadãos e para o ambiente.
O plano foi desenvolvido pela DGAV e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o contributo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). O documento foi, depois, finalizado em articulação com as Comunidades Intermunicipais (CIM), Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) e Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).
A sessão que decorre já na próxima semana tem como destinatários técnicos dos vários organismos públicos com responsabilidades nesta matéria, câmaras municipais (nomeadamente Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil), técnicos de organizações de apicultores, de caça e de produtores florestais, elementos do SEPNA/GNR (incluindo operadores da linha SOS Ambiente), bombeiros, guardas de recursos florestais, vigilantes da natureza e sapadores florestais.
Para mais informações contacte o email gtf@cm-cadaval.pt