Quantcast
Vespa velutina

Plano para controlo da vespa velutina vai ser apresentado

plano de ação vespa velutina

Será apresentado no próximo dia 13 de outubro, no âmbito das Festas das Adiafas 2015, no Cadaval, um ‘Plano de ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal’. A sessão será promovida pelo Município do Cadaval em parceria com a DGAV – Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

A ação formativa destina-se a facultar conhecimentos sobre o plano, o qual enquadra a atuação nacional face ao estabelecimento e disseminação da vespa asiática em Portugal continental.

A vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, que representa um risco para a apicultura, para a produção agrícola, para a segurança dos cidadãos e para o ambiente.

banner APP

O plano foi desenvolvido pela DGAV e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o contributo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV). O documento foi, depois, finalizado em articulação com as Comunidades Intermunicipais (CIM), Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA/GNR) e Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).

A sessão que decorre já na próxima semana tem como destinatários técnicos dos vários organismos públicos com responsabilidades nesta matéria, câmaras municipais (nomeadamente Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Proteção Civil), técnicos de organizações de apicultores, de caça e de produtores florestais, elementos do SEPNA/GNR (incluindo operadores da linha SOS Ambiente), bombeiros, guardas de recursos florestais, vigilantes da natureza e sapadores florestais.

Para mais informações contacte o email gtf@cm-cadaval.pt