Devido à sazonalidade do terceiro trimestre do ano, esta afetou negativamente o volume de vendas de papel, verificando-se um decréscimo de cerca de 8% entre o segundo e terceiro trimestres.
Relativamente à pasta de papel de eucalipto (BEKP), registou uma redução de cerca de 11% no volume de vendas para mercado, tendo sido afetada negativamente pela paragem de manutenção que ocorreu no complexo industrial de Setúbal durante o mês de setembro e, também, pelo abrandamento da atividade do mercado de pasta ao longo do terceiro trimestre, sobretudo nos meses de julho e agosto.
Relativamente ao desempenho operacional, o EBITDA do 3º trimestre situou-se em 95,7 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 2,3%, embora a comparação esteja influenciada por alguns factos não recorrentes que afetaram o valor do EBITDA no segundo trimestre. A margem EBITDA/Vendas situou-se em 26,1%, o que significa, segundo o grupo, em comunicado, que houve uma melhoria de 2,1 pontos percentuais.
Os resultados operacionais evoluíram, 72,2 milhões de euros. O resultado líquido obtido foi de 54,5 milhões de euros, uma variação positiva de 2,0%.