Quantcast
 

Portugal é o quinto maior produtor europeu de uva biológica

Europa reconhece ‘vinhos biológicos’

Com a recente aprovação pela União Europeia, das regras que permitem a comercialização da uva em modo de produção biológico, Portugal passa a poder rotular com a designação de “vinho biológico”. O Governo e os produtores antecipam para este nicho de mercado, um potencial de crescimento “muito interessante”.

De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura ao Jornal de Negócios, Portugal tem uma área total de 2 600 hectares para a produção destas uvas. É a quinta na Europa, a seguir a Itália, França, Espanha e Grécia.

Por cá, há 128 produtores desta uva, embora só 16 produzam vinho. Há quatro no Tejo, três nas Beiras/Dão, três no Minho, dois no Douro e em Lisboa, um no Algarve e outro no Alentejo. E até já se produz vinho do Porto com uva biológica.

banner APP
 

Até agora, apenas se poderia comercializar o produto como “vinho obtido a partir de uvas em modo de produção biológico”, já que não havia uniformização no processo de produção deste vinho específico, isto é, da uva até ao produto final. Com a aprovação do regulamento, a partir da colheita de 2012 será mais fácil a distinção entre o vinho convencional e o biológico. Esta legislação terminou com uma negociação entre os Estados-membros que havia começado em junho de 2009, interrompida um ano depois e retomada até chegar a este “compromisso possível”, como lhe chama o Executivo.