O jornal Ionline adianta que “no total, a UE vai destinar 500 milhões de euros ao programa de distribuição de géneros alimentares aos cidadãos mais necessitados, uma verba que vai permitir, em 2013, 18 milhões de pessoas em 19 Estados-membros”.
Na lista dos países que mais verbas vão receber no próximo ano seguem-se a Polónia – cerca de 76,9 milhões de euros) e França – 71,3 milhões de euros).
No futuro, a Comissão prevê, na proposta do Quadro Financeiro Plurianual para 2014-2020, um orçamento de 2,5 milhões de euros para o período de sete anos, que permita manter o financiamento da ajuda da UE aos cidadãos mais necessitados.
A Comissão Europeia afirma que, ainda este mês, “deverão ser publicadas novas propostas de um regime mais abrangente e flexível, mais intimamente relacionado com a política de coesão social”.
O jornal I mostra que este programa de distribuição de géneros alimentares, permite apoiar as organizações que trabalham com as camadas mais desfavorecidas, vai ser financiado pela PAC pela última vez, em 2013.