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Portugueses privilegiam compras nas lojas mais próximas

Prazo de pagamento a pequenos produtores passa para 30 dias

Os consumidores portugueses procuram cada vez mais a conveniência e a proximidade no ato de compra, que é cada vez mais organizado e planeado.

Esta é a conclusão do estudo Gfk Shopper Experience, que refere ainda que gastar menos é um fator decisivo no comportamento de consumo dos portugueses, que optam cada vez mais pelas lojas próximas das suas rotinas diárias.

Outro indicador deste comportamento é também visível ao nível do raio geográfico de compra: quase metade das compras (45 %) são efetuadas em lojas num raio de 5 minutos de distância entre a loja e a casa e 76 % fazem compras num local até 10 minutos da loja.

Em 2012, cerca de 71% dos portugueses elaboraram listas para fazer as suas compras.

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As categorias que lideram o índice de planeamento e também a compra efetiva centram-se na padaria, frescos (fruta e legumes) e laticínios (leite e iogurtes). Os snacks doces (chocolates, rebuçados, pastilhas, drops) são as categorias com maior índice de compra por impulso (categorias não planeadas e com compra efetiva).

Além do preço, como um dos fatores que continua cada vez mais importante na escolha dos produtos, as promoções em loja continuam a ganhar terreno e índices de preferência, mas também os descontos e promoções que são garantidos a posteriori (em talão ou cartão).