Quantcast
Animais

Praga de javalis está a causar acidentes por todo o país

Investigadora da Universidade de Aveiro analisa população de javalis e veados da Península Ibérica

A praga de javalis que atinge o território nacional já causou centenas de acidentes nas estradas e, para além de destruir terrenos agrícolas, pode transmitir várias doenças. O alerta é da associação de caçadores que, de acordo com a Lusa, considera o problema preocupante.

José Baptista, do Movimento Caçadores Mais Caça, explica que têm ocorrido centenas de acidentes que envolvem javalis, nomeadamente em regiões como Portel, Grândola, Santiago do Cacém, Gavião, Sertã, Pampilhosa, Rio Maior, Lousã ou Vila Real.

 

De acordo com o responsável, além dos acidentes estes animais são responsáveis pela transmissão de doenças como a tuberculose, sobretudo porque os javalis caçados não são alvo de inspeção veterinária.

banner APP

Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), referiu que “há um problema grave de incidência de tuberculose nos veados e javalis” e que é preciso “cuidado” porque a doença está a aumentar, “sobretudo na raia”. Além disso, segundo o bastonário da OMV, existem casos de transmissão da doença a espécies pecuárias e existem riscos para as pessoas.

 

O responsável pela classe veterinária “via com bons olhos que se criasse um corpo nacional de inspetores” e era “importante a aprovação da carreira dos inspetores sanitários”, para que todas as espécies para consumo público fossem verificadas, uma vez que atualmente não existem médicos veterinários suficientes para tantas solicitações, já que muitas autarquias continuam sem veterinário municipal.