Quantcast
 

Preço da cortiça é o segredo da internacionalização do setor

Seminário "Corknow-how: Conhecimento Suberícola em Rede"

As empresas do setor corticeiro de Santa Maria da Feira estão a ser bem sucedidas no mercado internacional devido ao preço competitivo desta matéria-prima face à concorrência.

As conclusões são de um estudo realizado no âmbito do Mestrado em Finanças da Universidade Portucalense.

O estudo revela ainda que o aumento da eficiência produtiva tem sido crucial para o sucesso na internacionalização da cortiça.

banner APP
 

O inquérito a 150 empresas, que decorreu de abril a julho de 2012, mostrou também as dificuldades sentidas no setor, em especial pelas pequenas e médias empresas, que vêm nos nichos de mercado, em especial os que estão relacionados com vestuário a solução para um crescimento sustentável.

“As empresas inquiridas revelaram a venda esporádica em mercados externos e o recurso a agentes e distribuidores locais como principais estratégias de internacionalização, sendo que o investimento direto no estrangeiro e a exportação direta é somente realizado por empresas de grande dimensão e quase inexistente na grande maioria de empresas que compõem o setor corticeiro”, revela André Marques, responsável pelo estudo.