Quantcast
 

Preços das matérias-primas vão continuar a subir

Preços das matérias-primas vão continuar a subir

As previsões da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para 2011-2012 admitem que uma boa campanha nos próximos meses poderá fazer baixar os preços das matérias-primas dos níveis extremos que se têm registado ao longo deste ano.

Contudo, as previsões destas duas entidades apontam para, que na próxima década, os preços reais dos cereais deverão aumentar cerca de 20%, enquanto no caso da carne os crescimentos poderão chegar aos 30%, quando comparados com os preços do período de 2001-2010.

Estes preços mais altos estão a ser passados através da cadeia alimentar, resultando numa inflação dos preços ao consumidor na maioria dos países. Estes aumentos revelam-se preocupantes para a estabilidade económica e segurança alimentar nalguns países, em especial para os consumidores em risco de má nutrição, salienta o relatório.

banner APP
 

“Enquanto preços mais altos são, geralmente, boas notícias para os produtores e agricultores, o impacto nos países em desenvolvimento, que gastam um valor significativo do seu rendimento em alimentos, pode ser devastador”, admite o secretário-geral da OCDE Angel Gurría.