Quantcast
 

Produção de azeite vai manter-se

Produção de azeite vai manter-se

As perspetivas para a produção de azeite apontam para um volume de 682 mil hectolitros, um número semelhante à campanha anterior.

Os dados constam das últimas previsões agrícolas do INE, que revelam decréscimos das superfícies e das produtividades dos cereais praganosos, em resultado do excesso de precipitação que saturou os solos e que dificultou também a plantação da batata. Em fevereiro de 2011, o peso limpo do gado abatido e aprovado para consumo foi de 38 063 toneladas, o que representa um aumento de 4,6% do nível registado em igual mês do ano anterior, sobretudo devido ao maior volume de abate de ovinos (+8%) e suínos (+5,9%). Os caprinos e bovinos registaram quebras no volume de abate de 2,5% e 1,3% respetivamente, comparativamente ao mês homólogo de 2010.

No segundo mês deste ano, o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi de 23 361 toneladas, o que representa um aumento de 1,6% do volume total de abate, face a fevereiro de 2010. Assim, registaram-se acréscimos para os patos, codornizes, galináceos e coelhos, que foram de 17,7%,15,8%, 1,4% e 0,3%, respetivamente. Pelo contrário, os perus apresentaram uma quebra de 1,5%.

 

A produção de frango em fevereiro de 2011 teve uma quebra 4,2%, em volume, em relação ao mês homólogo de 2010, com uma produção de 22 013 toneladas.

Os ovos de galinha para consumo apresentaram uma quebra de 6,3% relativamente a fevereiro do ano anterior, com uma produção que não ultrapassou as 6 651 toneladas.

banner APP
 

No mesmo mês, a recolha de leite de vaca foi de 141 mil toneladas, quantidade próxima da recolhida (-0,2%) em fevereiro de 2010.

O volume total de produtos lácteos apresentou um aumento de 5,6%, em relação a fevereiro do ano anterior, devido sobretudo ao maior volume de leite para consumo (+6,4%).

 

Em março de 2011, e em comparação com o mês de fevereiro, as principais variações no índice de preços no produtor foram observadas nos hortícolas frescos (+43,5%), nos ovos (+10%), nos suínos (+6,1%), nos frutos (+4,1%), na batata (+3,4%) e nas plantas e flores (-17,9%).

Em dezembro de 2010, em relação ao mês anterior, registou-se uma variação positiva de 2,3% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente na agricultura enquanto no índice de preços de bens de investimento, e para o mesmo período, esta variação foi de 0,1%.