Os dados recolhidos revelam ainda que 30% das explorações da região produziram 6,2 milhões de toneladas de azeitona destinada à indústria que darão origem a 1,3 milhões de toneladas de azeite.
O Conselho de Agricultura da região já confirmou “o apoio incondicional do Governo de Andaluzia” para continuar a trabalhar para “melhorar a rentabilidade do setor e aumentar as margens dos produtores e das empresas”. Aquele órgão também já informou que vai trabalhar de forma conjunta com o setor para “ir melhorando os preços, a rentabilidade e a competitividade das explorações de olival”, assim como para “defender a qualidade do produto, a dimensão internacional do setor e a aposta na inovação e investigação em Andaluzia”.

A Andaluzia conta atualmente com um milhão e meio de hectares de olival, área que representa 30% da superfície agrária útil daquela região autónoma espanhola. As cerca de 170 000 explorações agrárias dedicadas a esta cultura são na sua maioria inferiores a 10 hectares. No total, a produção do setor gera uma riqueza de 2 200 milhões de euros por ano.