Em Portugal, o produto é disponibilizado pela empresa de inovação na agricultura e no meio ambiente formada por dois jovens portugueses. O produto chama-se Fullcrhum e resulta numa mistura de bactérias enzimáticas, 100% natural e ecológica.
“Serve como um catalisador para a decomposição orgânica, para a reabilitação e conversão de elementos de resíduos tóxicos em nutrientes viáveis ??para o meio ambiente e para o aumento da produção”, referem os dois portugueses, Emanuel Lemos e Rui Carvalho.
O composto foi desenvolvido ao longo de 36 anos por uma equipa de cientistas italianos. Segundo eles, o produto é não só capaz de recuperar o meio ambiente da toxicidade, como também o consegue tornar mais forte e saudável. “No caso de Portugal, com as condições naturais de que usufruímos, é absurdo que importemos muitos bens agrícolas”, acrescentam.
Num futuro próximo, os dois jovens esperam conseguir disseminar o uso desta substância na agricultura nacional, criando em solo luso uma unidade de produção que permita a sua aquisição a baixo custo e ainda a criação de empregos.