“A Comissão vai fazer um grande esforço de promoção em 2012, não em novos mercados, mas naqueles onde já se vende bem”, revela Manuel Pinheiro, acrescentando que países como a Alemanha, o maior consumidor europeu de vinho verde, e a Suíça “são absolutamente fundamentais para a estratégia de crescimento das exportações” prevista para este ano.
Os produtores de Vinho Verde vão marcar presença em ações de promoção na Alemanha, de 4 a 6 de março em Dusseldorf, e na Suíça, a 7 de março em Zurique.
As presenças na PROWEIN (Alemanha) e na prova em Zurique marcam, assim, o arranque da campanha promocional além-fronteiras, em dois mercados que representam o segundo e sétimo destinos de exportação de Vinho Verde, respetivamente.
Dos 3,4 milhões de euros de orçamento definidos para 2012, mais de 300 mil euros vão ser investidos na Alemanha, o que representa 9% do esforço de promoção nos mercados internacionais. Com 283 mil euros, a Suíça é o sexto país mundial com maior investimento promocional. Os EUA, principal consumidor mundial de vinho verde, vão receber a maior fatia: quase 800 mil euros, ou seja, 22 % do orçamento global.