A 18.ª edição do Sommet de L’élevage, o maior encontro europeu dos profissionais da pecuária, decorreu de 7 a 9 de Outubro, em Clermont-Ferrand (França), num clima de grande instabilidade para o sector e de forte depressão de preços.
Apesar do pessimismo que reina na pecuária europeia, a fileira deu a conhecer, ao longo de três dias, as últimas novidades no sector e as novas oportunidades de negócio, revelando aos visitantes tudo o que precisam de saber para rentabilizar a sua exploração, desde genética para animais de leite e carne, passando pela higiene e sanidade mental, equipamentos para ordenha e armazenamento de leite, nutrição animal, serviços relacionados com a criação animal, sementes, máquinas agrícolas, tractores, equipamentos para cultivo do solo, colheita de forragem, a distribuição de alimentação, equipamento para a criação animal, edifícios e instalações, agro-energias, entre muitos outros.
“A grande maioria dos nossos expositores voltam de novo e ainda chegam novas inscrições todos os dias”, explicou Fabrice Berthon, comissário geral do Sommet, que contou com a participação de duas empresas portuguesas, a Carmo e Expoplas.
Nesta edição estiveram em exposição as principais raças europeias: Charolaise, Limousine, Blonde d’Aquitaine, Salers, Aubrac, Gasconne, Parthenaise, Bazadaise, Maine-Anjou, Piemontese, Belgian Blue, entre outras.
Inaugurado em 2008, o sector das energias renováveis e dos diferentes sistemas de aquecimento sofreu um franco desenvolvimento nesta edição, conquistando o direito a um pavilhão específico. A problemática da diversificação das fontes de produção de energias esteve no centro dos debates, sendo este um investimento em perspectiva para os agricultores.
Os visitantes puderam ainda assistir a ciclos de conferências, visitar explorações e assistir ao concurso nacional das raças Salers e Eurobrune.
Localizado no centro do Maciço Central, a maior área de produção de carne bovina da Europa, o Sommet de L’élevage tem uma dimensão de 150 000 m² (área interior e exterior), contou com 1150 expositores (dos quais 350 são internacionais) e 75 mil visitantes.
Não perca a reportagem alargada sobre este salão na próxima edição de Novembro da Vida Rural.