Quantcast
Sustentabilidade

Países da UE aprovam regulamento de melhoria da recolha de dados agrícolas

iStock 1297328135

O Conselho da União Europeia, representante dos governos dos estados-membros do bloco comunitário, deu a luz verde final ao Regulamento relativo à Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola (RISA), que pretende melhorar a recolha de dados.

Segundo explicado, o objetivo é melhorar a sustentabilidade dos sistemas alimentares da UE com uma recolha de dados que tenha em conta os dados ambientais e sociais, juntamente com os dados económicos já recolhidos através da Rede de Informação Contabilística Agrícola (RICA).

 

“Sem os dados necessários, não podemos acompanhar os nossos progressos nem tirar as conclusões certas. O Regulamento relativo à Rede de Informação de Sustentabilidade Agrícola permitir-nos-á utilizar da melhor forma os nossos dados agrícolas, para que possamos acompanhar os progressos realizados na consecução dos nossos objetivos de sustentabilidade”, explica o ministro interino da Agricultura, das Pescas e da Alimentação de Espanha, Luis Planas Puchades.

O Regulamento RISA agora adotado modifica o Regulamento RICA, a fim de permitir a recolha de dados adicionais necessários ao acompanhamento da consecução dos objetivos da política agrícola comum (PAC) e do Pacto Ecológico Europeu, bem como da sua Estratégia do Prado ao Prato e da sua Estratégia para a Biodiversidade.

banner APP
 

A atual RICA consiste numa base de dados microeconómicos e contabilísticos recolhidos anualmente, com base numa metodologia comum, de uma amostra de mais de 80 000 explorações agrícolas da UE, de forma a ter representatividade estatística.

O regulamento prevê que as ligações com outras iniciativas de recolha de dados sejam melhoradas, que os dados recolhidos sejam utilizados na investigação e na elaboração de políticas e que os serviços de aconselhamento aos agricultores sejam melhorados e mais bem-adaptados.

 

A participação no processo de recolha de dados será voluntária, ao passo que os Estados-Membros serão encorajados a desenvolver incentivos para que os agricultores partilhem os seus dados.