Quantcast
Regadio

Governo autoriza 88 milhões para o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz

iStock 681044654 iStock

O Governo autorizou, no passado dia 15 de março, um investimento superior a 88 milhões de euros para o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivos blocos de rega, refere o comunicado no site do Ministério da Agricultura e Alimentação.

O projeto, inserido no Programa Nacional de Regadios, irá beneficiar uma área com cerca de 10 273 hectares que se situam no distrito de Évora, nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel, Évora e Viana do Alentejo.

 

“O projeto de Reguengos, além do reforço da capacidade de adução dos sifões Álamos Loureiro, inclui o circuito hidráulico de Reguengos, o qual tem início numa derivação a realizar numa das condutas do Sistema Adutor Álamos-Loureiro, responsável pela interligação entre as barragens dos Álamos e a barragem do Loureiro. Este circuito hidráulico também terá impacto no transporte de volumes de água para reforço do Perímetro de Rega da Vigia e da barragem da Vigia, origem de água para abastecimento público”, lê-se no comunicado do Ministério.

De acordo com o Ministério, o investimento “assume uma importância estratégica decisiva, pois garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água, em quantidade e qualidade adequadas às várias atividades económicas que dela dependem”.

banner APP
 

O projeto terá ainda uma segunda fase que se destina à construção do Bloco de Reguengos, o qual também está prevista no Programa Nacional de Regadios.

Em declarações à Lusa, Marta Prates, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, manifestou preocupação com o facto de a construção do Bloco de Reguengos ter sido prorrogada para uma segunda fase, alegando que o financiamento poderá vir a esgotar-se antes.

 

No início do mês, a presidente tinha já contestado a falta de resposta das entidades responsáveis acerca da construção do bloco de rega do município e da constituição da Associação de Agricultores e Beneficiários do Bloco de Rega de Reguengos.