Quantcast
espécies autóctones

REN anuncia projeto de reconversão de 110 hectares de floresta em Penacova

Governo abre novos apoios para o setor florestal

A empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou um projeto de reconversão de 110 hectares de floresta em Penacova, Coimbra, avançou hoje a RTP. O projeto visa a plantação de mais de 30 mil espécies autóctones, entre as quais 27 mil medronheiros.

Em nota enviada à agência Lusa, e citada pela RTP, a REN avança que a reconversão florestal será realizada “ao longo dos corredores de transporte de energia”, entre a serra da Atalhada, rio Alva e a Central da Aguieira, “promovendo o restauro dos ecossistemas e o aumento da biodiversidade”.

“Com a conclusão deste novo projeto em Penacova, passamos a ter mais de 53% da área florestal reconvertida neste concelho, substituindo espécies de rápido crescimento e maior propensão a incêndios por espécies autóctones de crescimento mais lento e geradoras de rendimento anual para os proprietários dos terrenos”, acrescenta João Gaspar, responsável da área de Servidões e Património, citado pela RTP.

Segundo Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, em declarações à Lusa, a reflorestação dos 110 hectares de terreno deverá iniciar-se no último trimestre deste ano.