Quantcast
 

Seca: CNA diz que as ajudas são pouco ou quase nada

Seca: CNA diz que as ajudas são pouco ou quase nada

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que as ajudas do Ministério da Agricultura, no âmbito da seca, têm sido “mal definidas” e acabam por ser “muito seletivas” e “discriminatórias” em relação à agricultura familiar.

Em comunicado, a CNA considera “publicidade enganosa” o total de até cinco milhões de euros com a ajuda à eletricidade verde, uma vez que são exigidos vários requisitos aos agricultores. “Esta ajuda, com reembolso de 40% do valor do consumo de energia elétrica, fica sujeita a rateio caso haja candidaturas para um total nacional superior a cinco milhões de euros. À partida, agricultores e empresas agrícolas só terão acesso a esta ajuda se não tiverem dívidas ao Fisco ou à Segurança Social (aliás tal como em relação a outras ajudas)”.

banner APP

A Confederação refere que no caso das ajudas estatais a este setor, no âmbito do “de minimis”, o máximo acumulado que cada agricultor pode receber durante três anos não ultrapassa os 7500 euros. Este é um valor “muito baixo tendo em conta as necessidades reais”, conclui aquela fonte.