Fátima Vila Maior, diretora de área de Feiras da AIP – Feiras Congressos e Eventos, acredita que “o potencial do mercado norte-americano cujas exportações têm crescido a bom ritmo, tendo sido exportados em 2013 cerca de 110,6 milhões de euros em produtos das várias fileiras do agroalimentar português para o país. Estamos a falar de um mercado com 225 milhões de consumidores, que só há bem pouco tempo começaram a conhecer e a interessar-se pela qualidade e autenticidade que caracteriza os nossos produtos. No que diz respeito ao consumo de produtos gourmet como o azeite, o queijo e os vinhos estão entre os mais apreciados pelos norte-americanos.”
As fileiras das conservas e enlatados, arroz, azeite, vinho, doçaria e queijos nacionais estiveram representadas através da Císter, Cofaco Açores SA, Maçarico, Novarroz – Produtos Alimentares, Olivais do Sul, Carb – Casa Agrícola Rui Batel, Crespo, Queijaria Artesanal Ilídio, Quinta do Beato, ViniLourenço e Portugal Senses, empresas que integraram o stand levado pela AIP – Feiras, Congressos e Eventos ao salão americano.
O evento que se realiza desde 1955 assinalou este ano a sua 60ª edição com mais de 2700 empresas participantes, entre importadores e presenças internacionais de 49 países, e cerca de 24 mil compradores.