- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Sever do Vouga celebra 25 anos do mirtilo em Portugal

O município de Sever do Vouga vai celebrar no próximo dia 12 de dezembro, com uma gala, os 25 anos da introdução do mirtilo em Sever do Vouga e em Portugal. A organização é da Câmara Municipal de Sever do Vouga e pretende recordar “os primeiros passos do mirtilo em Portugal através de testemunhos dos primeiros produtores severenses”.

Segundo a Câmara Municipal de Sever do Vouga, a gala dos 25 anos do mirtilo será uma ocasião “para que juntos possamos celebrar um dos ex-libris de Sever do Vouga. Será uma noite de festa onde poderemos apreciar os talentos da nossa terra e ouvir os testemunhos de quem acreditou em novos caminhos para a agricultura de Sever do Vouga”.

banner APP [1]

De acordo com a Agim – Associação para os Pequenos Frutos e Inovação Empresarial, o mirtilo foi introduzido em Portugal, no concelho de Sever do Vouga, em 1990 pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn. Nesse ano foram feitas experiências nos concelhos de Sever do Vouga e Trancoso no sentido de determinar se possuíam as condições indicadas para a produção do mirtilo, vindo a constatar-se que o concelho de Sever do Vouga reunia as condições ideais que, associadas às características do solo e do microclima, permitiam a produção precoce do mirtilo.