Tecnologia e Máquinas Agrícolas

Sistema de godés Noria para as máquinas de vindimar Braud da New Holland celebra 40 anos

Sistema de godés Noria para as máquinas de vindimar Braud da New Holland celebra 40 anos

O godé Noria, que permite a recolha e transporte de uvas e cachos sem originar desperdícios e maceração, comemora 40 anos e, segundo a marca, tornou-se uma “referência em termos de produtividade para os vinicultores”.

O sistema Noria foi a primeira inovação da máquina de vindimar Braud a receber uma medalha de ouro na feira SIMA em 1980, convertendo-a na máquina de vindimar mais vendida de sempre, com mais de 2000 unidades expedidas em menos de quatro anos.

O sistema de godés Noria transporta cada uva colhida por uma máquina de vindimar automotriz Braud e, com os seus godés em poliuretano, garante o tratamento cuidadoso das vinhas e dos cachos, sem originar desperdícios.

Hoje em dia, o inovador sistema Noria continua a tratar “a vinha e os cachos da forma mais suave possível, para permitir que as uvas colhidas se transformem em vinhos excecionais”, explicam em comunicado.

As uvas colhidas pela corrente sem-fim Noria, com godés flexíveis no fundo da cabeça de corte, são gentilmente transportadas, sem perdas ou maceração, até ao cimo da cabeça de corte, sempre pelo mesmo godé.

Com uma velocidade da corrente igual à da máquina, mas a rodar no sentido oposto, os godés flexíveis têm uma posição fixa em torno da cepa, evitando danos na cepa e permitindo obter uma zona de colheita perfeitamente vedada.

Esta tecnologia replica os movimentos humanos: coloca um godé mesmo por baixo dos cachos, enquanto a gravidade faz o resto.