Foi criado um programa de saúde mental só para agricultores. De acordo com o site The Lead, trata-se de uma iniciativa da Universidade do Sul da Austrália, da Universidade de Adelaide, do National Centre for Farmer Health e do Freemasons Foundation Centre for Men’s Health que pretende promover a saúde mental junto dos profissionais do setor agrícola, através de técnicas e métodos preventivos.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a ideia surge porque os profissionais do setor agrícola são dos mais suscetíveis às doenças mentais, com uma das taxas de suicídio mais elevadas do mundo.
Mas para além de ajudar os profissionais do setor com doenças mentais, o site agora criado pretende ter uma ação preventiva, atuando nos problemas antes destes se materializarem em comportamentos de risco.
“O principal foco será ajudar os agricultores a lidarem com as coisas que estão fora do seu controlo, porque sabemos que os agricultores são bons a resolver problemas e bastante independentes”, referem os responsáveis pelo projeto.
O programa procurará, assim, dar aos agricultores as ferramentas necessárias para que estes possam lidar com as dificuldades, prevenindo o desenvolvimento de doenças mentais, e servirá de fórum para que os profissionais possam interagir uns com os outros e partilhar as frustrações que enfrentam na sua atividade diária.