- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Solos saudáveis devem tornar-se elemento chave nas políticas públicas

Os solos saudáveis são a base da produção mundial de alimentos e devem tornar-se um elemento chave nas políticas públicas, defendeu recentemente Moujahed Achouri, Diretor da Divisão de Terras e Água da FAO, ao intervir na terceira Semana Mundial do Solo, em Berlim.

A Semana Mundial do Solo reúne mais de 550 participantes de 78 países que trabalham na gestão sustentável do solo e na governança da terra.”Os solos são essenciais para alcançar a segurança alimentar e nutricional e têm o potencial de ajudar a mitigar os impactos negativos das alterações climáticas”, referiu Achouri, acrescentando ainda que as pressões nos recursos do solo estão a atingir limites críticos.

Para além de sustentarem 95% da produção alimentar, os solos acolhem mais de um quarto da biodiversidade do planeta, sendo uma fonte importante de produtos farmacêuticos e desempenhando um papel fundamental no ciclo do carbono, segundo o especialista.

banner APP [1]

Ao mesmo tempo, o nível de degradação do solo, estimado em 33% mundialmente, é “alarmante” e tem o potencial de ameaçar a segurança alimentar e enviar muitas pessoas para a pobreza, advertiu Achouri.

Durante a intervenção, o Diretor da Divisão de Terras e Água da FAO pediu uma gestão sustentável do solo, que acredita poder contribuir para a produção de mais alimentos mais saudáveis.

A FAO pediu também que os responsáveis pela gestão dos solos e pelas políticas que dizem respeito a este recurso trabalhem em conjunto para reduzir a degradação do solo e recuperar as terras já degradadas.