Luís Filipe Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae e representante no FAN, referiu que “a escolha da Sonae para integrar o Fórum de Alto Nível é um reconhecimento das nossas boas práticas e do exemplo de cooperação com a produção, uma área onde temos trabalhado ativamente para promover a produção nacional e oferecer condições únicas aos nossos parceiros de negócio”.
A nomeação da Sonae para o FAN acontece numa altura em que foi criado o “Código de Conduta Europeu”. Este código é constituído por uma lista de princípios de boas práticas nas relações verticais da cadeia de abastecimento alimentar e um quadro de implementação desses mesmos princípios, que a Sonae subscreveu em maio e que assenta na autorregulação como solução de sucesso para o funcionamento da cadeia de fornecimento e distribuição.
A Comissão Europeia pode consultar o FAN sobre qualquer questão ligada à competitividade e ao funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar no mercado interno, e a fim de estabelecer novas recomendações em função da evolução dessa mesma cadeia.