Quantcast
Agricultura

Sovena e MAAVi Innovation Center assinam acordo para tornar a olivicultura mais sustentável

Sovena e MAAVi Innovation Center assinam acordo para tornar a olivicultura mais sustentável iStock

Superar os desafios agronómicos do olival rumo ao resíduo zero é o objetivo do acordo estratégico de colaboração assinado entre a Nutrifarms, pertencente ao Grupo Sovena, e o Centro de Inovação MAAVi da Kimitec, anunciado hoje, dia 19 de fevereiro, em comunicado.

Para Vasco Cortes Martins, Managing Director da Nutrifarms, o acordo irá “acelerar o conhecimento e o desenvolvimento de novas soluções naturais de resíduos zero” para o setor da olivicultura e acredita que este “será mais um passo no nosso caminho para a sustentabilidade”. Acrescentando também que o trabalho conjunto permitirá “obter soluções avançadas que podem beneficiar todo o setor nos diferentes desafios agrícolas”.

 

À responsabilidade da MAAVi Innovation da Kimitec fica a pesquisa e o desenvolvimento de soluções personalizadas que sejam adaptadas às necessidades agronómicas da Nutrifarms, de forma a contribuírem para “o controlo de pragas e doenças na colheita, a redução do impacto ambiental, a gestão eficiente da água e o aumento da produção e da qualidade da colheita”, refere o comunicado.

“Queremos acompanhar a Sovena na sua transição para uma produção completamente livre de resíduos nos próximos anos”, refere Félix Garcia, Diretor-Geral da Kimitec.

 

Em função das políticas legislativas europeias e mundiais, que impulsionam à redução da utilização de produtos químicos de síntese nas culturas, “a procura de soluções naturais igualmente eficazes e económicas é uma prioridade para os produtores que precisam de manter a produtividade e a rentabilidade das suas culturas”, avança o comunicado.

banner APP

Estas mudanças regulamentares no que toca ao sistema alimentar precisam também de ser acompanhadas de “ferramentas para os agricultores e produtores”, defendem as empresas, de modo que consigam responder às alterações legislativas e a irem ao encontro de um futuro mais sustentável “sem pôr em causa a sua viabilidade económica”.

 

Saiba mais sobre o MAAVI.