Os prejuízos económicos causados pelas doenças do lenho na viticultura nacional estiveram em discussão no passado dia 4 de março num colóquio organizado pela Syngenta, na Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa.
O evento reuniu cerca de 150 associados da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa, no concelho de Torres Vedras, e analisou os principais problemas fitossanitários da vinha, apresentando soluções da gama Syngenta para proteção desta cultura.
“A jornada dedicou especial atenção às doenças do lenho, que tendem a agravar-se na região Oeste, em especial a Escoriose Europeia. Diferentes espécies de fungos do género Botryosphaeria têm sido associadas a esta doença, que causa danos diretos nas videiras e danos indiretos, com impacto na longevidade das vinhas. Em Portugal, ocorre com elevada incidência e severidade nos diferentes materiais de propagação vegetativa, videiras jovens e adultas”, explica a Syngenta em comunicado.
“A Botryosphaeria causa a morte das cepas mesmo em vinhas jovens. Em zonas mais húmidas do Oeste, dois anos após a plantação há cepas que morrem devido a esta doença, condicionando a produtividade da vinha e o retorno do investimento. Acreditamos que muitas vezes as plantas já vêm infetadas dos viveiros”, explica Alexandra Santos, responsável de Viticultura da Adega Cooperativa de São Mamede da Ventosa.
O investigador Jorge Sofia, especialista no estudo deste problema fitossanitário da vinha, foi convidado a falar de sintomas, prevenção e controlo do complexo de doenças do lenho. Fruto dos ensaios que realiza há vários anos na região do Dão, comparando a sensibilidade de diferentes castas à doença Esca, Jorge Sofia conclui que “a Esca está presente em muitas vinhas com mais de 10 anos, sendo frequente encontrar uma incidência superior a 5%”.
“A Esca é um problema gravíssimo a nível nacional, desde o Minho ao Algarve, todos os anos morrem inúmeras videiras afetadas por esta e outras doenças do lenho. Os prejuízos para o setor são enormes”, acrescentou o técnico da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.
Syngenta lança blog sobre alimentação
Recentemente, a Syngenta apresentou também um novo projeto: um blog sobre a temática ‘Alimentar a Europa com Inovação’. De acordo com a empresa, “todos os conteúdos publicados neste blog estão de alguma forma relacionados com os seis compromissos que a Syngenta apresentou publicamente em 2013, sistematizados no “The Good Growth Plan” (www.goodgrowthplan.com), no qual a empresa se compromete a atingir importantes metas até 2020 em prol do desenvolvimento e sustentabilidade da agricultura mundial.”
Para além de artigos de colaboradores da empresa e de parceiros que participam na implementação de iniciativas de inovação e sustentabilidade, o blog incluirá outros artigos ligados à alimentação.